website designed by Diogo Brito
filipa nunes

Natural de Paços de Ferreira, 1993.
Investigação, escrita e pensamento contemporâneo.
Co-fundadora e curadora do projecto de artes plásticas O STAND, em Lisboa (2020).
Gestora de projectos culturais na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento - FLAD (2020).

Licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2016).
Seminário «A Tropicalização do Norte» na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro (2017).
Mestrado em Gestão Cultural na Universitat Internacional de Catalunya em Barcelona (2019).

A escrita é a prática mais transversal a tudo o que faço, quer em contexto de projecto curatorial e ensaístico, mas também como base de produção de imagens e conteúdo literário.
Durante 2019, em Barcelona, integrei a equipa do artista Antoni Muntadas nas áreas de Produção, Arquivo e Investigação.
De regresso a Lisboa e já integrada na equipa FLAD, comecei por me dedicar à Coleção de Arte. Destaco a participação como curadora assistente na exposição «Festa. Fúria. Femina. – Obras da Coleção FLAD», que inaugurou no MAAT, Lisboa, em Setembro de 2020 e no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, São Miguel, em Maio de 2022, com a curadoria de António Pinto Ribeiro e de Sandra Vieira Jürgens; a participação nos júris do Prémio FLAD de Desenho 2021 e 2022 em colaboração com a Drawing Room 2021 e 2022, em Lisboa, e também nos júris dos programas de Residências Artísticas nos Estados Unidos em 2022 e 2023; a coordenação do Curso de Artes Visuais em São Miguel, em 2022, e em Loulé, em 2023.
Escrevo frequentemente sobre e para artes visuais e cinema. Destaco os textos Com Licença, que acompanhou a exposição de Inês Brites no Armário, em Setembro de 2022 e Transportation Procedures for Lovers, que acompanhou a exibição do filme de título homónimo de Helena Estrela na Novocine em Janeiro de 2023. Continuemos a caminhar que tem chovido bem e o primeiro verde não tarda em aparecer, o dourado.